O VAZIO INTERIOR - CONFLITO EXISTENCIAL



Imagine-se preso em um labirinto com inúmeros obstáculos e para complicar o local é totalmente escuro sem nenhuma réstia de luz. Ou, você está totalmente perdido em uma mata fechada e cai em um buraco bem profundo, a noite se aproxima, começa a chover, a temperatura está muito fria e úmida, não há comunicação, ninguém sabe que você está neste local.
Você já se sentiu assim? Perdido, cansado, desanimado, sem forças para buscar a saída ou pedir ajuda.
Há milhares de Seres no planeta que diariamente vivem esta situação.
Relatam sensação de vazio interior, de viver em uma eterna escuridão, não sentem nenhuma satisfação e acreditam que somente a morte do corpo físico trará algum alívio.
A grande maioria busca preencher este vazio nas drogas, nas compulsões (alimentares, farmacológicas, sexuais) e no suicídio, a equivocada solução.
Podemos classificar o conflito existencial como um dos sintomas dos transtornos mentais (depressão, transtorno bipolar afetivo, dependência química, esquizofrenia, psicoses).
Na visão holística o Ego está adoecido. O orgulho, a inflexibilidade, a não aceitação das dificuldades, a busca do perfeccionismo é que leva ao adoecimento do Ser. Culpar a família, a sociedade, justificar suas dores como responsabilidade de terceiros.
Delegar a responsabilidade de seu sofrimento, a ruína da sua jornada existencial é o discurso preferido.
A proposta holística tem como meta o despertar da consciência para a responsabilidade e controle de sua Vida. Leva o Ser a autoanálise de suas dificuldades, a autoaceitação de que há outras formas mais seguras e eficazes de enfrentar os obstáculos sem prejudicar a sua saúde física, mental e espiritual.
A autopiedade e a autopunição geram mais desequilíbrio e dor.
Um passo importante é descobrir que temos um COMPROMISSO COM A VIDA, e que não precisamos necessariamente passar pelo caminho da dor, do sofrimento, da autodestruição.
Viver com leveza, com simplicidade e humildade é o melhor remédio para as dores da alma.
Não mude o caminho, mude a maneira de caminhar.
Aprendamos a contemplar a natureza, a observar as nossas emoções e a nos libertarmos das correntes psíquicas desnecessárias.
Não precisamos ser escravos de nossos conflitos.
Pense Nisso!

Votos de luz e de um belo despertar
Lorete

“ Tens que aprender que tu és o teu próprio instrutor. O que necessitas é encontrar a ti mesmo um pouco mais a cada dia.” (Richard Bach)

Postagens mais visitadas deste blog

O YIN E O YANG

A FIDELIDADE PSÍQUICA

NADA É PERMANENTE, EXCETO A MUDANÇA