Pular para o conteúdo principal

NORMOSE - A PATOLOGIA DA NORMALIDADE




Ser “normal” é uma doença? Traz prejuízo individual e coletivo?
Normose é o termo usado pelos psicólogos e filósofos franceses, Pierre Weil e Jean Yves Leloup e pelo brasileiro Roberto Crema e definem como:
“A normose pode ser definida como o conjunto de normas, conceitos, valores, estereótipos, hábitos de pensar ou agir, que são aprovados por consenso ou pela maioria em uma deteminada sociedade e que provocam sofrimento, doença e morte.
É óbvio que nem todo conjunto de normas, conceitos, valores, estereótipos, hábitos de pensar ou agir, que são aprovados por consenso ou pela maioria provoca alguma patologia que leve a sofrimento, doença e morte. Este conjunto (o normal para determinada sociedade, comunidade ou indivíduo num espaço de tempo bem definido) pode também trazer benefícios ou simplesmente terem consequências neutras.”
O que devemos analisar é que nem todas as normas são benevolentes para o equilíbrio e harmonia do Ser Integral que somos.
A normose é uma forma de nos alienarmos frente às dificuldades do Mundo (interno e externo). Ela tem caráter automático e inconsciente, que gera preguiça e comodismo tanto mental como nas ações individuais e coletivas.
A sociedade normótica aguenta o que não precisa ser aguentado ( a política atual e suas ações, por exemplo), esconde o sofrimento e não demonstra os sintomas das doenças do corpo e dos sentimentos.
Quando nos estagnamos e ficamos retidos em algo que nos aconteceu, estamos vivendo na NORMOSE, fazendo de conta que tudo está bem, que num passe de mágica tudo irá melhorar.
A proposta da Terapia Holística é saírmos da normose. Dar um passo a mais do que o habitual.
Caso você acredite que é normal: mentir, reprimir sentimentos, ansiedade e stress, roubar (sonhos e esperança), o egoísmo (egocentrismo), se contentar com migalhas (ao invés de ter o pão inteiro), que o mundo não tem mais jeito, VOCÊ ESTÁ SOB O EFEITO DA NORMOSE e este é o momento para DESPERTAR.
Muitos para acordar pela manhã precisam de um despertador. DES-PERTA-A- DOR, precisam acordar sobressaltados, assustados, em ritmo acelerado, acumulando sintomas e reprimindo-os. Outros optaram em despertar serenamente, ao som dos pássaros, de uma suave música, de um beijo ou abraço. Inspiram profundamente, oram, agradecem pelo novo dia, se espreguiçam, bocejam, então lentamente sem sobrecarregar seus órgãos internos, se viram, apoiam a mão na cama e levantam. Renovados, esperançosos em iniciar mais um dia.
Uma nova oportunidade em fazer a diferença, em contestar o erro, em pintar o dia com cores alegres, sem se esquecer dos problemas, enfrentando-os e buscando soluções.
Esta é a grande diferença que você pode escolher como quer viver, se prefere ser conduzido pela vida ou conduzí-la conforme seus anseios e necessidades. (ser o timoneiro do seu barco)
Você sempre terá dois caminhos a percorrer o VELHO/NORMÓTICO ou o NOVO/CONSCIENTE.
A escolha é sua!
Pense nisso!
Votos de luz e encantamento pela Vida.
Lorete

Postagens mais visitadas deste blog

2025 ANO DA CONSCIÊNCIA CÓSMICA

  Consciência cósmica! Ser em cada inspiração, pensamento, sentimento e ato, consciente. Presente atentamente à Vida. Cosmicamente somos imortais, caminhando o caminho divino, seguindo o rastro das estrelas. 2025 é o ano dos despertos, conscientes, prontos para a colheita real da semeadura árdua, trabalhada com a enxada e arado. 2025 é o ano para os corajosos que trataram seus medos reais e imaginários, limparam seus traumas passados e estão livres para viver realmente a conquista da felicidade plena da alma. 2025 viver o que foi planejado e organizado em consciência. 2025 é continuar a travessia após as tempestades enfrentadas. 2025 consciência de quem se é! 2025 ascensão cósmica para os que lapidaram a alma.  Será um ano veloz. Atravessará os dias sem desperdício das horas e minutos. Alicerçará os construtores da verdade, da justiça e da paz cósmica. 2025 ano de magníficos encontros e reencontros. Portais dimensionais expandidos. O ano de 2025 da consciência cósmica, para os...

A DESORDEM QUE FICOU...

Desejos são os pilares do ego. Logo que se realizam, os pilares desmoronam. E assim, de tanto querer reconstruir os pilares para edificar e manter o ego, a alma carente da essência real, se retrai, se apequena, adoece, e o adoecimento vaza em forma de sintoma mental, emocional ou físico. A mudança numérica na mente humana é um disfarce, para que o velho de roupagem nova engane-se, e siga o curso da distração, das insatisfações, dos descontentamentos e prazeres. Mas, precisamos após um ano de pandemia, com maturidade, observar atentamente a desordem que ficou, e que precisa ser organizada para que consigamos realmente seguir em frente no propósito existencial. A desordem não percebida é um autoengano, porque ela vai mostrar as carências afetivas e espirituais. Estas carências precisam ser inicialmente reconhecidas, acolhidas e tratadas. O tratamento não é o medicamento convencional. De fora para dentro, mas o inverso. Preencher-se da energia divina que ainda dorme nas somb...

CARÊNCIA

Somos ainda obra inacabada divina. Neste processo de construção, enfrentamos muitos dissabores para o ego, a parte consciente e imatura do Ser. Nesta reflexão holística, carência não é apenas a falta, mas também a não realização de desejos, muitos deles inconscientes. Em um estado de carência, o Ser ainda fragmentado pela consciência adormecida e distraída, busca preencher estas faltas com migalhas emocionais que apenas mascaram as reais necessidades. Quando mergulhamos corajosamente no AUTOCONHECIMENTO bem direcionado e conduzido, vamos aceitando e compreendendo que estes espaços vazios devem continuar vazios. O despertar revela que muitas de nossas carências são necessárias para o processo de crescimento e amadurecimento psíquico. Como identificar nossas carências ? Pelas reações, principalmente de irritação, ansiedade, medo e a mais prejudicial: a baixa autoestima. Após a identificação, como agir ? Primeiro passo: parar e se perceber. Acalmar a agitação inte...