NORMOSE - A PATOLOGIA DA NORMALIDADE




Ser “normal” é uma doença? Traz prejuízo individual e coletivo?
Normose é o termo usado pelos psicólogos e filósofos franceses, Pierre Weil e Jean Yves Leloup e pelo brasileiro Roberto Crema e definem como:
“A normose pode ser definida como o conjunto de normas, conceitos, valores, estereótipos, hábitos de pensar ou agir, que são aprovados por consenso ou pela maioria em uma deteminada sociedade e que provocam sofrimento, doença e morte.
É óbvio que nem todo conjunto de normas, conceitos, valores, estereótipos, hábitos de pensar ou agir, que são aprovados por consenso ou pela maioria provoca alguma patologia que leve a sofrimento, doença e morte. Este conjunto (o normal para determinada sociedade, comunidade ou indivíduo num espaço de tempo bem definido) pode também trazer benefícios ou simplesmente terem consequências neutras.”
O que devemos analisar é que nem todas as normas são benevolentes para o equilíbrio e harmonia do Ser Integral que somos.
A normose é uma forma de nos alienarmos frente às dificuldades do Mundo (interno e externo). Ela tem caráter automático e inconsciente, que gera preguiça e comodismo tanto mental como nas ações individuais e coletivas.
A sociedade normótica aguenta o que não precisa ser aguentado ( a política atual e suas ações, por exemplo), esconde o sofrimento e não demonstra os sintomas das doenças do corpo e dos sentimentos.
Quando nos estagnamos e ficamos retidos em algo que nos aconteceu, estamos vivendo na NORMOSE, fazendo de conta que tudo está bem, que num passe de mágica tudo irá melhorar.
A proposta da Terapia Holística é saírmos da normose. Dar um passo a mais do que o habitual.
Caso você acredite que é normal: mentir, reprimir sentimentos, ansiedade e stress, roubar (sonhos e esperança), o egoísmo (egocentrismo), se contentar com migalhas (ao invés de ter o pão inteiro), que o mundo não tem mais jeito, VOCÊ ESTÁ SOB O EFEITO DA NORMOSE e este é o momento para DESPERTAR.
Muitos para acordar pela manhã precisam de um despertador. DES-PERTA-A- DOR, precisam acordar sobressaltados, assustados, em ritmo acelerado, acumulando sintomas e reprimindo-os. Outros optaram em despertar serenamente, ao som dos pássaros, de uma suave música, de um beijo ou abraço. Inspiram profundamente, oram, agradecem pelo novo dia, se espreguiçam, bocejam, então lentamente sem sobrecarregar seus órgãos internos, se viram, apoiam a mão na cama e levantam. Renovados, esperançosos em iniciar mais um dia.
Uma nova oportunidade em fazer a diferença, em contestar o erro, em pintar o dia com cores alegres, sem se esquecer dos problemas, enfrentando-os e buscando soluções.
Esta é a grande diferença que você pode escolher como quer viver, se prefere ser conduzido pela vida ou conduzí-la conforme seus anseios e necessidades. (ser o timoneiro do seu barco)
Você sempre terá dois caminhos a percorrer o VELHO/NORMÓTICO ou o NOVO/CONSCIENTE.
A escolha é sua!
Pense nisso!
Votos de luz e encantamento pela Vida.
Lorete

Postagens mais visitadas deste blog

O YIN E O YANG

A FIDELIDADE PSÍQUICA

NADA É PERMANENTE, EXCETO A MUDANÇA