A EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS



Sentimento se educa? 

Nós nos preocupamos tanto com a educação intelectual/acadêmica que nos esquecemos de educar o sentimentos.
Não existe educação instantânea, pronta que se compra ou se aprende em algum livro de auto-ajuda.
A educação é um processo que não pode acabar. Devemos todos os dias aprender algo novo, pois é uma maneira de nos motivarmos e também exercitarmos as áreas cerebrais.
Há alguns passos importantes para educarmos a ansiedade, a irritação, agitação, medo, culpa, raiva, desânimo e preguiça.

1- ACEITAÇÃO (que sente)- ATENÇÃO ( não camuflar)- AUTOQUESTIONAMENTO (por que senti?)
Quem desperta este sentimento em mim: o que devo considerar?
2- Relação de intimidade;
3- O que sinto por ela;
4- Eu deixo sempre acontecer? Permissão;
5- Sempre acontece com a mesma pessoa ou situações parecidas.

Refletir sobre estes passos é uma conquista. Quando repetimos como num círculo vicioso os sentimentos desequilibrados, esta na hora de parar, buscar ajuda se não conseguir sozinho a mudança.
Faça um pequeno teste, se nas questões abaixo você concordar com pelo menos três, o momento da MUDANÇA é agora.

1- Todos os dias reclamo em casa e/ou no trabalho que ninguém me ajuda, e eu sempre tenho que fazer tudo sozinha/o;
2- Cada vez que alguém comete uma infração no trânsito na minha frente, buzino desesperado, falo palavrões, fico com muita raiva;
3- Quando alguém me cobra atenção, carinho, amizade ou explicações, fico me defendendo , arranjando desculpas e me sinto muito mal;
4- O mundo está perdido, as pessoas são fúteis e superficiais, não vale a pena investir nas relações interpessoais;
5- Meu parceiro/a não é carinhoso, sou sempre eu que preciso lembrar datas, pedir carinho, chamar atenção. Estou cansado/a.

“NÃO POSSO ESCOLHER COMO ME SINTO, MAS POSSO ESCOLHER O QUE FAZER A RESPEITO” (Sheakspeare)

Esta frase resume a nossa necessidade urgente de autoeducação.
Pense nisso!

Votos de luz e entusiasmo
Lorete

Postagens mais visitadas deste blog

O YIN E O YANG

A FIDELIDADE PSÍQUICA

NADA É PERMANENTE, EXCETO A MUDANÇA