A ARTE DA ESCUTA
Na concepção holística, os verbos ouvir e escutar apresentam significados diferentes.
Ouvir implica receber auditivamente a informação, processar na área temporal do cérebro e racionalmente decidir o que fazer. Já escutar vai mais além, eu utilizo o sentimento para interpretar o que o interlocutor quer me dizer.
A arte da escuta é conquista de poucos. É não usar o julgamento, a pré-concepção (preconceito) segundo minha visão de mundo.
Saber escutar é abrir o coração para acolher a dor, os conflitos de quem se expressa. É permitir o desenvolvimento de seu pensamento até o fim. Escutar sem criticar, sem justificar, sem aconselhar ou a terrível necessidade de querer resolver ou dar soluções a problemática. Quem desabafa na maioria das vezes quer apenas desabafar, por para fora através da fala o conflito.
Um deficiente auditivo não ouve por alterações estruturais, mas pode praticar a escuta porque o instrumento utilizado transcende a orelha.
Escutar o som do silêncio, os sons da natureza, a própria respiração, as notas de uma sinfonia são exercícios importantes para aprender a arte da escuta.
Desenvolver a compaixão, a humildade e a simplicidade na escuta é um dos caminhos da terapia holística.
Pense nisso!
votos de luz e sonhos
Lorete