AS DORES DA ALMA


Ah! Como dói.
Não consigo respirar, há um peso sobre o peito, tenho insônia, o pensamento é repetitivo e sombrio.
Não sinto vontade de viver. Acordar pela manhã e saber tudo o que terei que enfrentar é um verdadeiro tormento.
Evoco diariamente a morte.
O desânimo se instalou definitivamente.
Tenho tanta ansiedade que já virou pânico.
Me recuso a aceitar.
Por que é que eu preciso mudar?
Não aguento mais.
Estas citações são as mais frequentes nos dias atuais.
Valorizo e me solidarizo com cada uma, pois são reais e legítimas.
As dores da alma são os sintomas que já se tornaram epidêmicos no planeta.
O mais preocupante é que há um aumento na população jovem.
O que precisamos fazer?
OBSERVAR – ESCUTAR – ABRAÇAR – SOLIDARIZAR – AMPARAR e ACOLHER.
Infelizmente, os educadores e os terapeutas estão exercendo o papel dos pais na questão do afeto, da escuta, da orientação.
Os transtornos psíquicos se manifestam já na infância, por isso, a importância de reconhecer e legitimar alterações no comportamento, mesmo que sutis.
O abuso excessivo de alimentos, álcool, cigarro, sexo e drogas (lícitas e ilícitas) são sinais importantes de alteração emocional.
A agressividade e a ansiedade exagerada são descarregadas de maneira violenta no trânsito, nas discussões banais, nas relações familiares.
O passo fundamental é enxergar que precisamos humanizar o instinto que insiste habitar em nós.
Utilizar a razão, aprendendo a canalizar de forma construtiva, educativa e talentosa esta força interior.
Cada Ser é único e precisa de uma abordagem que desperte a sensibilidade.
Tocar uma alma é de grande responsabilidade. Tocá-la com cuidado, afetivamente e mostrando que:
1- Ah! Como é bom viver!
2- Inspirar o ar puro, me tranquiliza e asserena.
3-  Sinto entusiasmo e alegria para realizar minhas atividades.
4- Hoje aceito e entendo as pessoas, porque aprendi que não sou responsável pela mudança do Mundo, mas pela minha autotransformação.
5- Contemplar e admirar o espetáculo da Natureza me encanta, me enche a alma de ternura e paz.
6- Tenho o autocontrole das minhas emoções. Exercito o recolhimento e a meditação nos dias em que preciso me apaziguar.
7- Minha alimentação é saudável e não preciso mais de anestesiantes para as minhas dores da alma.
8- Sou grato à Vida, amo-a e a respeito, valorizando o ar, o sol, as flores, os pássaros, a família e os amigos.
9- Sou o único proprietário lúcido que habita a minha mente.
10-          Sou um Ser desperto e consciente, pleno e feliz.
Tenho a certeza e a convicção que caminhamos para isto.
Façamos bem feita a nossa parte no planeta azul com ética, respeito e verdade.
Pensemos Nisso!
Grandioso, grato e espetacular assim será a nossa existência!

Lorete

Postagens mais visitadas deste blog

O YIN E O YANG

A FIDELIDADE PSÍQUICA

NADA É PERMANENTE, EXCETO A MUDANÇA