Pular para o conteúdo principal

A TRISTEZA, A MELANCOLIA, A DEPRESSÃO



Estes três estados da alma são sintomas sérios que precisam ser valorizados e tratados.
A tristeza acontece toda vez que o Ser Integral vivencia uma perda, uma ausência, um abandono, um fracasso ou um insucesso.
É comum que este sentimento permaneça por no máximo três semanas.
Quando a tristeza insiste em ficar, torna-se melancolia, já afetando o pensamento e as emoções.
O Ser Integral torna-se mais fechado, prefere o isolamento e a solidão e começa a relaxar no cuidado pessoal, principalmente com a aparência e a higiene.
Inicia-se um processo de lentidão mental, o raciocínio falha, a vontade tropeça a todo momento no cansaço físico e mental.
A depressão se instala quando os sintomas anteriores não são reconhecidos e legitimados.
O velho discurso, “isto passa” não é verdadeiro. Uma vez instalada na alma, a depressão gerará sofrimento, não só no doente, mas também na família e na sociedade.
Apesar de apresentar um conjunto de sintomas muito parecidos, a depressão não deve ser tratada apenas com medicação.
O histórico espiritual e emocional do Ser adoecido deve ser investigado.
Buscar a causa e a raiz da depressão.
Quais são os cuidados que se deve ter para que a depressão não se torne crônica?
1-    VALORIZAR A VIDA- Exercitar a gratidão. Evitar as lamentações e as queixas.
2-   PRESTAR ATENÇÃO- Nos pensamentos, sentimentos/emoções e ações. O exercício da autopercepção. Perceber se vive ou sobrevive. Observar se há uma rotina maçante e entediante.
3-   BUSCAR PRÁTICAS MEDITATIVAS- A meditação acalma a mente, asserena os sentimentos e aquieta os conflitos interiores. A prática diária é um antídoto eficiente e eficaz contra qualquer doença.
4-   SER SOLIDÁRIO E FRATERNO- Quando há o exercício de olhar o outro com atenção e cuidado, o Ser sai do “egocentrismo”, percebe que não é a única pessoa que apresenta problemas ou sofre.
Auxiliar quem não tem forças para seguir sua jornada existencial, é despertar a compaixão.
5-   SAIR DO CASULO- Desprender-se das sombras internas. Buscar uma luz atrativa que aqueça a alma.
6-   O EXERCÍCIO DA CONTEMPLAÇÃO- O contato com a Natureza, inspirar o ar puro (renovação), caminhadas, andar descalço, absorver a energia pura das plantas, das águas dos rios e mares. Tomar sol.
7-   CUIDAR DA HIGIENE E ALIMENTAÇÃO FÍSICA E MENTAL.
8-   EXERCÍCIO DO AUTOCONHECIMENTO- através do processo terapêutico.
Há diferentes abordagens para a prevenção e tratamento da tristeza, da melancolia e da depressão.
Buscar o quanto antes os recursos existentes, evita sérios danos, como a dependência química e o suicídio.
Não há doenças e sim doentes.
Como diz meu querido Mestre Dr Edward Bach, o criador dos Florais: “A doença é única e puramente corretiva; nem vingativa nem cruel, é o meio adotado pelas próprias almas para mostrar-nos os nossos erros, impedir-nos de cometer erros maiores, obstar a que façamos mais mal e trazer-nos de volta ao caminho da Verdade e da Luz, da qual nunca deveríamos ter saído.“
Pense Nisso!
Votos de luz e alegria
Lorete

Postagens mais visitadas deste blog

2025 ANO DA CONSCIÊNCIA CÓSMICA

  Consciência cósmica! Ser em cada inspiração, pensamento, sentimento e ato, consciente. Presente atentamente à Vida. Cosmicamente somos imortais, caminhando o caminho divino, seguindo o rastro das estrelas. 2025 é o ano dos despertos, conscientes, prontos para a colheita real da semeadura árdua, trabalhada com a enxada e arado. 2025 é o ano para os corajosos que trataram seus medos reais e imaginários, limparam seus traumas passados e estão livres para viver realmente a conquista da felicidade plena da alma. 2025 viver o que foi planejado e organizado em consciência. 2025 é continuar a travessia após as tempestades enfrentadas. 2025 consciência de quem se é! 2025 ascensão cósmica para os que lapidaram a alma.  Será um ano veloz. Atravessará os dias sem desperdício das horas e minutos. Alicerçará os construtores da verdade, da justiça e da paz cósmica. 2025 ano de magníficos encontros e reencontros. Portais dimensionais expandidos. O ano de 2025 da consciência cósmica, para os...

A DESORDEM QUE FICOU...

Desejos são os pilares do ego. Logo que se realizam, os pilares desmoronam. E assim, de tanto querer reconstruir os pilares para edificar e manter o ego, a alma carente da essência real, se retrai, se apequena, adoece, e o adoecimento vaza em forma de sintoma mental, emocional ou físico. A mudança numérica na mente humana é um disfarce, para que o velho de roupagem nova engane-se, e siga o curso da distração, das insatisfações, dos descontentamentos e prazeres. Mas, precisamos após um ano de pandemia, com maturidade, observar atentamente a desordem que ficou, e que precisa ser organizada para que consigamos realmente seguir em frente no propósito existencial. A desordem não percebida é um autoengano, porque ela vai mostrar as carências afetivas e espirituais. Estas carências precisam ser inicialmente reconhecidas, acolhidas e tratadas. O tratamento não é o medicamento convencional. De fora para dentro, mas o inverso. Preencher-se da energia divina que ainda dorme nas somb...

CARÊNCIA

Somos ainda obra inacabada divina. Neste processo de construção, enfrentamos muitos dissabores para o ego, a parte consciente e imatura do Ser. Nesta reflexão holística, carência não é apenas a falta, mas também a não realização de desejos, muitos deles inconscientes. Em um estado de carência, o Ser ainda fragmentado pela consciência adormecida e distraída, busca preencher estas faltas com migalhas emocionais que apenas mascaram as reais necessidades. Quando mergulhamos corajosamente no AUTOCONHECIMENTO bem direcionado e conduzido, vamos aceitando e compreendendo que estes espaços vazios devem continuar vazios. O despertar revela que muitas de nossas carências são necessárias para o processo de crescimento e amadurecimento psíquico. Como identificar nossas carências ? Pelas reações, principalmente de irritação, ansiedade, medo e a mais prejudicial: a baixa autoestima. Após a identificação, como agir ? Primeiro passo: parar e se perceber. Acalmar a agitação inte...