Pular para o conteúdo principal

A TRISTEZA, A MELANCOLIA, A DEPRESSÃO



Estes três estados da alma são sintomas sérios que precisam ser valorizados e tratados.
A tristeza acontece toda vez que o Ser Integral vivencia uma perda, uma ausência, um abandono, um fracasso ou um insucesso.
É comum que este sentimento permaneça por no máximo três semanas.
Quando a tristeza insiste em ficar, torna-se melancolia, já afetando o pensamento e as emoções.
O Ser Integral torna-se mais fechado, prefere o isolamento e a solidão e começa a relaxar no cuidado pessoal, principalmente com a aparência e a higiene.
Inicia-se um processo de lentidão mental, o raciocínio falha, a vontade tropeça a todo momento no cansaço físico e mental.
A depressão se instala quando os sintomas anteriores não são reconhecidos e legitimados.
O velho discurso, “isto passa” não é verdadeiro. Uma vez instalada na alma, a depressão gerará sofrimento, não só no doente, mas também na família e na sociedade.
Apesar de apresentar um conjunto de sintomas muito parecidos, a depressão não deve ser tratada apenas com medicação.
O histórico espiritual e emocional do Ser adoecido deve ser investigado.
Buscar a causa e a raiz da depressão.
Quais são os cuidados que se deve ter para que a depressão não se torne crônica?
1-    VALORIZAR A VIDA- Exercitar a gratidão. Evitar as lamentações e as queixas.
2-   PRESTAR ATENÇÃO- Nos pensamentos, sentimentos/emoções e ações. O exercício da autopercepção. Perceber se vive ou sobrevive. Observar se há uma rotina maçante e entediante.
3-   BUSCAR PRÁTICAS MEDITATIVAS- A meditação acalma a mente, asserena os sentimentos e aquieta os conflitos interiores. A prática diária é um antídoto eficiente e eficaz contra qualquer doença.
4-   SER SOLIDÁRIO E FRATERNO- Quando há o exercício de olhar o outro com atenção e cuidado, o Ser sai do “egocentrismo”, percebe que não é a única pessoa que apresenta problemas ou sofre.
Auxiliar quem não tem forças para seguir sua jornada existencial, é despertar a compaixão.
5-   SAIR DO CASULO- Desprender-se das sombras internas. Buscar uma luz atrativa que aqueça a alma.
6-   O EXERCÍCIO DA CONTEMPLAÇÃO- O contato com a Natureza, inspirar o ar puro (renovação), caminhadas, andar descalço, absorver a energia pura das plantas, das águas dos rios e mares. Tomar sol.
7-   CUIDAR DA HIGIENE E ALIMENTAÇÃO FÍSICA E MENTAL.
8-   EXERCÍCIO DO AUTOCONHECIMENTO- através do processo terapêutico.
Há diferentes abordagens para a prevenção e tratamento da tristeza, da melancolia e da depressão.
Buscar o quanto antes os recursos existentes, evita sérios danos, como a dependência química e o suicídio.
Não há doenças e sim doentes.
Como diz meu querido Mestre Dr Edward Bach, o criador dos Florais: “A doença é única e puramente corretiva; nem vingativa nem cruel, é o meio adotado pelas próprias almas para mostrar-nos os nossos erros, impedir-nos de cometer erros maiores, obstar a que façamos mais mal e trazer-nos de volta ao caminho da Verdade e da Luz, da qual nunca deveríamos ter saído.“
Pense Nisso!
Votos de luz e alegria
Lorete

Postagens mais visitadas deste blog

2025 ANO DA CONSCIÊNCIA CÓSMICA

  Consciência cósmica! Ser em cada inspiração, pensamento, sentimento e ato, consciente. Presente atentamente à Vida. Cosmicamente somos imortais, caminhando o caminho divino, seguindo o rastro das estrelas. 2025 é o ano dos despertos, conscientes, prontos para a colheita real da semeadura árdua, trabalhada com a enxada e arado. 2025 é o ano para os corajosos que trataram seus medos reais e imaginários, limparam seus traumas passados e estão livres para viver realmente a conquista da felicidade plena da alma. 2025 viver o que foi planejado e organizado em consciência. 2025 é continuar a travessia após as tempestades enfrentadas. 2025 consciência de quem se é! 2025 ascensão cósmica para os que lapidaram a alma.  Será um ano veloz. Atravessará os dias sem desperdício das horas e minutos. Alicerçará os construtores da verdade, da justiça e da paz cósmica. 2025 ano de magníficos encontros e reencontros. Portais dimensionais expandidos. O ano de 2025 da consciência cósmica, para os...

NADA É PERMANENTE, EXCETO A MUDANÇA

U A dinâmica que rege o Universo é de movimento contínuo. Tudo muda a todo instante. O ar que respiramos se renova a cada segundo, mesmo que não percebamos. As experiências da Vida precisam também deste movimento, precisam de mudanças. A renovação (nova ação) deve ser um hábito consciente diário, praticado com exercícios de autoconhecimento. Quando nos fixamos em pensamentos e sentimentos velhos, eles nos tornam rígidos e duros (sem movimento). O novo olhar, a nova consciência de si, nos torna Seres tenros e flexíveis, ágeis e alegres, porque houve mudança, movimento. Só se cria limbo e mofo quando não há renovação. As nossas experiências de luz ou sombra, são eventos aparentes que nos acontecem, mas com o exercício do autoconhecimento, descobrimos que somos nós que as fazemos acontecer. Teremos sempre dois caminhos a escolher: O VELHO E O NOVO. A Terapia dos Florais propicia este despertar. Os florais são energias sutis que possuem elevadas vibrações, aj...

A FIDELIDADE PSÍQUICA

Quando o Ser Humano torna-se consciente, descobre que a repetição de seus conflitos e aflições tem uma causa antiga. Esta causa se chama fidelidade psíquica. Na visão holística, o Ser Integral que abrange o Ser espiritual, mental, emocional e físico, traz de outras existências, a repetição inconsciente de padrões mentais que se manifestam em seus pensamentos e atitudes. Esta repetição acontecerá sempre da mesma maneira, e os efeitos se somatizam causando as mesmas doenças emocionais ou físicas. Esta fidelidade  está arraigada fortemente no inconsciente, acompanhando-nos por sofridas gerações, e de difícil cura, porque não há a percepção consciente, clara e nítida de sua origem. Para que se consiga se libertar desse compromisso fiel prejudicial, precisamos mais do que querer, desejar ou se esforçar, precisamos tratar a causa, a alma! Somos seres imortais que vivenciamos experiências corporais, na maioria das vezes mergulhada no instinto e nas sensações, não percebend...