Pular para o conteúdo principal

A SABEDORIA PELO DESAPEGO. POR QUE ADOECEMOS?





Dentro da visão holística, o Ser Humano é mais que um simples aglomerado de células. É um Ser pensante, que sente, se emociona e vivencia através das relações interpessoais os valores da Vida.
Nosso corpo físico é nutrido/desnutrido e cuidado/descuidado, pela Mente. Nosso psiquismo alimenta as células com seus desejos, paixões e sensações. Com isto, o corpo físico adoece pela falta ou excesso de equilíbrio entre o desejo, a paixão e a sensação.
A doença não está no corpo físico, este apenas reage ao comando do Psiquismo. Primeiro adoecemos no pensamento, sentimento e emoção e quando nos damos conta, o físico já está contaminado.
Quando nos apegamos aos sentimentos doentes como a tristeza, raiva, ira, mágoa, culpa, medo, indecisões, falta de comprometimento com a Vida, cobranças, autopiedade, e não os largamos; adoecemos. E o mais complexo é que alimentamos este apego, contaminando como veneno nossas células.
A filosofia oriental diz que sábio é aquele que vive em desapego, que trilha o caminho da perfeição e não acumula tesouros.
Acumular sentimentos doentes gera desequilíbrio energético. Tristeza acumulada gera depressão, medos não trabalhados geram pânico, viver preocupado gera enxaqueca e até AVC; ansiedade gera problemas gástricos, apego em excesso gera prisão de ventre.
Aprender a viver com leveza, com harmonia e serenidade é um exercício que exige dedicação e atenção.
Onde eu colocar minha intenção e atenção, a energia estará presente, e como fluíra esta energia é o resultado do que penso, sinto e ajo.
“A saúde integral, a paz, a alegria interior resultam da lucidez mental, que elege os atos corretos para a existência modeladora da ascensão.”
Votos de luz e saúde !
Lorete

Postagens mais visitadas deste blog

2025 ANO DA CONSCIÊNCIA CÓSMICA

  Consciência cósmica! Ser em cada inspiração, pensamento, sentimento e ato, consciente. Presente atentamente à Vida. Cosmicamente somos imortais, caminhando o caminho divino, seguindo o rastro das estrelas. 2025 é o ano dos despertos, conscientes, prontos para a colheita real da semeadura árdua, trabalhada com a enxada e arado. 2025 é o ano para os corajosos que trataram seus medos reais e imaginários, limparam seus traumas passados e estão livres para viver realmente a conquista da felicidade plena da alma. 2025 viver o que foi planejado e organizado em consciência. 2025 é continuar a travessia após as tempestades enfrentadas. 2025 consciência de quem se é! 2025 ascensão cósmica para os que lapidaram a alma.  Será um ano veloz. Atravessará os dias sem desperdício das horas e minutos. Alicerçará os construtores da verdade, da justiça e da paz cósmica. 2025 ano de magníficos encontros e reencontros. Portais dimensionais expandidos. O ano de 2025 da consciência cósmica, para os...

A DESORDEM QUE FICOU...

Desejos são os pilares do ego. Logo que se realizam, os pilares desmoronam. E assim, de tanto querer reconstruir os pilares para edificar e manter o ego, a alma carente da essência real, se retrai, se apequena, adoece, e o adoecimento vaza em forma de sintoma mental, emocional ou físico. A mudança numérica na mente humana é um disfarce, para que o velho de roupagem nova engane-se, e siga o curso da distração, das insatisfações, dos descontentamentos e prazeres. Mas, precisamos após um ano de pandemia, com maturidade, observar atentamente a desordem que ficou, e que precisa ser organizada para que consigamos realmente seguir em frente no propósito existencial. A desordem não percebida é um autoengano, porque ela vai mostrar as carências afetivas e espirituais. Estas carências precisam ser inicialmente reconhecidas, acolhidas e tratadas. O tratamento não é o medicamento convencional. De fora para dentro, mas o inverso. Preencher-se da energia divina que ainda dorme nas somb...

CARÊNCIA

Somos ainda obra inacabada divina. Neste processo de construção, enfrentamos muitos dissabores para o ego, a parte consciente e imatura do Ser. Nesta reflexão holística, carência não é apenas a falta, mas também a não realização de desejos, muitos deles inconscientes. Em um estado de carência, o Ser ainda fragmentado pela consciência adormecida e distraída, busca preencher estas faltas com migalhas emocionais que apenas mascaram as reais necessidades. Quando mergulhamos corajosamente no AUTOCONHECIMENTO bem direcionado e conduzido, vamos aceitando e compreendendo que estes espaços vazios devem continuar vazios. O despertar revela que muitas de nossas carências são necessárias para o processo de crescimento e amadurecimento psíquico. Como identificar nossas carências ? Pelas reações, principalmente de irritação, ansiedade, medo e a mais prejudicial: a baixa autoestima. Após a identificação, como agir ? Primeiro passo: parar e se perceber. Acalmar a agitação inte...