CARÊNCIA




Somos ainda obra inacabada divina. Neste processo de construção, enfrentamos muitos dissabores para o ego, a parte consciente e imatura do Ser.
Nesta reflexão holística, carência não é apenas a falta, mas também a não realização de desejos, muitos deles inconscientes.
Em um estado de carência, o Ser ainda fragmentado pela consciência adormecida e distraída, busca preencher estas faltas com migalhas emocionais que apenas mascaram as reais necessidades.
Quando mergulhamos corajosamente no AUTOCONHECIMENTO bem direcionado e conduzido, vamos aceitando e compreendendo que estes espaços vazios devem continuar vazios.
O despertar revela que muitas de nossas carências são necessárias para o processo de crescimento e amadurecimento psíquico.
Como identificar nossas carências?
Pelas reações, principalmente de irritação, ansiedade, medo e a mais prejudicial: a baixa autoestima.
Após a identificação, como agir? Primeiro passo: parar e se perceber. Acalmar a agitação interna com respirações profundas e conscientes e se perguntar: Por que estou reagindo assim? O movimento viciado e repetitivo do ego exige que a carência seja apenas suprida segundo o seu desejo.
Enquanto apenas buscarmos suprir as carências com justificativas ligadas ao passado traumático de abandono, rejeição, abusos e negligências, não amadureceremos, e apenas reagiremos em atitudes infantis.
A carência, às vezes, faz com que se acredite não sermos merecedores e a vitimização  vai ocupando o espaço da falta, desencadeando culpa e o mais grave, a AUTOPUNIÇÃO.
Quando a consciência se trata e se cura pelo AUTOPERDÃO e o AUTOAMOR, a carência se acomoda e o vazio ou a falta vai sendo preenchido pela própria energia. Aprende-se a se abastecer e se sentir nutrido pelo autoamor.
As circunstâncias que a Vida nos coloca, são aprendizados importantes para a alma.
Cicatrizar as carências são exercícios necessários para a evolução espiritual e emocional.
Assumir as limitações, reconhecer as faltas, controlar o vazio, aceitar e compreender que não adianta fugir de si mesmo, ou culpar alguém ou algo de suas carências, nos tornam humanos capazes de conduzir a Vida com mais compaixão, perdão, afetividade e saúde integral.
Quando a dor e o sofrimento forem insuportáveis, busque tratamento sem medo de se sentir fraco ou que o processo terapêutico te tornará dependente.
O Autoconhecimento é libertador, transforma sua mente e sentimentos em um lago límpido possibilitando mergulhos profundos e revigorantes.
A carência é um momento de adoecimento que exige o enfrentamento, saindo do estado imaturo para a consciência lúcida e saudável.
Estamos nesta fantástica jornada existencial  para nos libertarmos de nossos medos, inseguranças, dificuldades que nos impedem momentaneamente de nos amarmos e amarmos a Vida e tudo de maravilhoso que nela existe.
Pense nisso!
Lorete Abourihan
Terapeuta Holística

Postagens mais visitadas deste blog

O YIN E O YANG

A FIDELIDADE PSÍQUICA

NADA É PERMANENTE, EXCETO A MUDANÇA