Pular para o conteúdo principal

PROBLEMAS VELHOS, SOLUÇÕES NOVAS


No calendário material houve a mudança, a transição de ano.
Mas, no seu calendário mental houve a real transformação dos problemas velhos?
Há grande expectativa para o ano novo, realizando rituais externos que acalmam e enganam a mente temporariamente, para nos dias seguintes as queixas retornarem e os problemas não resolvidos no ano anterior incomodarem novamente.
Os problemas antigos, mofados, embolorados e repetitivos só se resolvem quando ocorrer uma postura madura, de enfrentamento e compreender que somente soluções novas, que muitas vezes são doloridas, mas necessárias transformarão o novo ano.
Os problemas velhos causam queixas somáticas e emocionais repetitivas.
Os efeitos não mudam porque a postura para enfrentá-los são sempre os mesmos.
Vamos exemplificar para clarear melhor a problemática.
PROBLEMA VELHO: relacionamento difícil e queixoso com o parceiro(a). Nesta situação, deseja-se que o outro mude tudo aquilo que não gosto, que não me satisfaz (ao ego). Não presto atenção na relação, nos meus vícios danosos, na repetição da mesma queixa. Enxergo o outro como responsável de minhas insatisfações.
SOLUÇÃO NOVA: com maturidade inicialmente, se observar, iniciar o famoso diálogo com o parceiro(a), não é monólogo. Relatar suas insatisfações pessoais, reconhecer o que está difícil de suportar, reconhecer seus limites e o mais importante, a disposição consciente de melhorar, expor com tranquilidade o que gostaria de mudar e aprender a OUVIR o outro. Ouvir por inteiro, não querer interromper e se justificar. Toda queixa é legítima e precisa ser ouvida e acolhida.
Quando não há o AUTOCONHECIMENTO a repetição, a reclamação, a vitimização, o medo, a insegurança, a ansiedade, a depressão, a tristeza, a arrogância, a rigidez e as doenças acontecerão como problemas velhos.
O processo terapêutico de Autoconhecimento, inicialmente clareia as sombras problemáticas, aponta as feridas, os traumas, as rejeições, os abandonos, as negligências, as traições.
No segundo momento, a vontade clara, nítida, verdadeira se faz presente, para iniciar a caminhada na luz, sem mais buscar atalhos enganosos e distraídos.
Não mudar o caminho, mas a maneira de caminhar é solução nova.
A mudança no caminhar exigirá empenho, entrega, disposição, persistência, coragem, honestidade, determinação, muita disciplina, compaixão para consigo e para com o mundo, resiliência, paciência, tenacidade e o mais importante, saber ouvir e silenciar.
Os problemas antigos se repetem enquanto não houver consciência.
A consciência desperta, madura, flexível, aceita, compreende, perdoa e ama.
Aceitar que cada um se manifesta e reage conforme enxerga a si. A maneira de enxergar o mundo é reflexo de sua Mente e emoções.
Compreender que o despertar é individual, único, respeitando o tempo e o amadurecimento de cada Ser.
Exercitar o Perdão; liberta, cura e transforma. Iniciando pelo AUTOPERDÃO. Muitos problemas são velhos pela falta de autoperdão. Na insistência de se culpar e se maltratar como punição e castigo.
A autossabotagem é também um sintoma que impede soluções novas. O prazer na não realização dos desejos e projetos é um sério efeito de um psiquismo perturbado pela necessidade de se punir.
Um novo ciclo se inicia. O ano de 2018 será o ano de luz. Início da colheita de quem semeou conscientemente.
Aprenda a utilizar a meditação, a oração consciente, a contemplação, o vínculo com a natureza, a sensibilização através dos sentidos. Estas vivências iniciam o despertar da consciência, a sentir a Vida pulsar internamente, a se relacionar com o divino interior, a desacelerar a agitação mental, emocional e física.
Não existe milagre. O milagre se chama esforço, trabalho intenso interno.
Os problemas começam a se solucionar quando o Espírito Imortal assume o controle sobre os desejos apaixonados e inconsequentes do Ego imaturo.
Quando você encontrar o que busca, a paz interna faz morada definitiva.
A paz habitando o Ser, a saúde integral combate qualquer doença.
A saúde se estabelecendo na alma, a mente, as emoções e o corpo físico são reflexos cristalinos.
Ser transparente sem a necessidade de esconder ou se esconder através de máscaras prejudiciais.
Quando o Mestre Consciente asseverou: “Que brilhe a vossa luz”, mostrava a nossa condição de Seres dotados de extraordinárias qualidades e habilidades que necessitam apenas ser exercitadas diariamente na Vida ofertada pelo divino e amoroso Pai-Mãe Cósmico.
Na certeza de que você sairá da inércia mental, votos de um consciente, iluminado e saudável 2018.
Lorete Abourihan

Terapeuta Holística

Postagens mais visitadas deste blog

2025 ANO DA CONSCIÊNCIA CÓSMICA

  Consciência cósmica! Ser em cada inspiração, pensamento, sentimento e ato, consciente. Presente atentamente à Vida. Cosmicamente somos imortais, caminhando o caminho divino, seguindo o rastro das estrelas. 2025 é o ano dos despertos, conscientes, prontos para a colheita real da semeadura árdua, trabalhada com a enxada e arado. 2025 é o ano para os corajosos que trataram seus medos reais e imaginários, limparam seus traumas passados e estão livres para viver realmente a conquista da felicidade plena da alma. 2025 viver o que foi planejado e organizado em consciência. 2025 é continuar a travessia após as tempestades enfrentadas. 2025 consciência de quem se é! 2025 ascensão cósmica para os que lapidaram a alma.  Será um ano veloz. Atravessará os dias sem desperdício das horas e minutos. Alicerçará os construtores da verdade, da justiça e da paz cósmica. 2025 ano de magníficos encontros e reencontros. Portais dimensionais expandidos. O ano de 2025 da consciência cósmica, para os...

A DESORDEM QUE FICOU...

Desejos são os pilares do ego. Logo que se realizam, os pilares desmoronam. E assim, de tanto querer reconstruir os pilares para edificar e manter o ego, a alma carente da essência real, se retrai, se apequena, adoece, e o adoecimento vaza em forma de sintoma mental, emocional ou físico. A mudança numérica na mente humana é um disfarce, para que o velho de roupagem nova engane-se, e siga o curso da distração, das insatisfações, dos descontentamentos e prazeres. Mas, precisamos após um ano de pandemia, com maturidade, observar atentamente a desordem que ficou, e que precisa ser organizada para que consigamos realmente seguir em frente no propósito existencial. A desordem não percebida é um autoengano, porque ela vai mostrar as carências afetivas e espirituais. Estas carências precisam ser inicialmente reconhecidas, acolhidas e tratadas. O tratamento não é o medicamento convencional. De fora para dentro, mas o inverso. Preencher-se da energia divina que ainda dorme nas somb...

CARÊNCIA

Somos ainda obra inacabada divina. Neste processo de construção, enfrentamos muitos dissabores para o ego, a parte consciente e imatura do Ser. Nesta reflexão holística, carência não é apenas a falta, mas também a não realização de desejos, muitos deles inconscientes. Em um estado de carência, o Ser ainda fragmentado pela consciência adormecida e distraída, busca preencher estas faltas com migalhas emocionais que apenas mascaram as reais necessidades. Quando mergulhamos corajosamente no AUTOCONHECIMENTO bem direcionado e conduzido, vamos aceitando e compreendendo que estes espaços vazios devem continuar vazios. O despertar revela que muitas de nossas carências são necessárias para o processo de crescimento e amadurecimento psíquico. Como identificar nossas carências ? Pelas reações, principalmente de irritação, ansiedade, medo e a mais prejudicial: a baixa autoestima. Após a identificação, como agir ? Primeiro passo: parar e se perceber. Acalmar a agitação inte...