Pular para o conteúdo principal

CONHECE-TE A TI MESMO (SEGUNDA PARTE)


Como fazer? Qual o instrumento necessário para realizar a escavação?
Entrando de cabeça, mesmo com medo, com um desejo de desistir, de pedir que alguém realize o que somente o Ser Integral pode executar. Ao mergulhar, identificar e reconhecer os recalques, os traumas, as repressões e frustrações afundadas no lamaçal.
Esta etapa é extremamente dolorida e requer a germinação da maturidade emocional.
Após a identificação e o reconhecimento, mais fortalecido, porém não menos preocupado, é trazer à tona cuidadosamente cada elemento.
Um por vez. Encará-los, apalpá-los, senti-los pela última vez, para então aceitar e entender que não precisa mais deles e libertá-los.
Com o mergulhar constante, já se adquiriu uma certa prática, então,  chegou o momento de ir retirando o lamaçal e trocando a água infectada.
O retirar a lama é o exercício de autotransformação. Substituindo os sentimentos sombrios pelos luminosos. A longo prazo.
Sem pressa, sem medo, e quando a culpa interferir, vivenciar o autoperdão, sentimento muito difícil, mas também libertador.
Esta prática deve ser diária, para que a lama não volte a contaminar o lago. Nesta fase já ocorreu o autodespertar da consciência.
Conhece-te a ti mesmo é o antídoto eficaz contra o adormecimento interno que causou a contaminação do lago interior.
O Ser agora desperto, consciente, iniciará uma fase repleta de luz, alegria, motivação e entusiasmo.
Não dependerá mais do externo para enxergar, ser feliz, se alimentar.
Mas atenção, não quer dizer que agora o Ser Consciente é perfeito. Ele será atento, suas ações e intenções serão lúcidas, saudáveis e com isso, ocorrerão menos danos nas relações interpessoais.
O psiquismo estará liberto, os pensamentos profundos e reflexivos, os sentimentos equilibrados gerarão saúde, disposição e paz interna.
O corpo somático nesta fase, não adoecerá mais, pois não precisa exteriorizar o que já está entendido e curado.

Quando ainda houver a somatização, será com consentimento e aceitação, pois ainda há resquícios que precisam ser drenados. (a terceira parte na próxima postagem)

Postagens mais visitadas deste blog

2025 ANO DA CONSCIÊNCIA CÓSMICA

  Consciência cósmica! Ser em cada inspiração, pensamento, sentimento e ato, consciente. Presente atentamente à Vida. Cosmicamente somos imortais, caminhando o caminho divino, seguindo o rastro das estrelas. 2025 é o ano dos despertos, conscientes, prontos para a colheita real da semeadura árdua, trabalhada com a enxada e arado. 2025 é o ano para os corajosos que trataram seus medos reais e imaginários, limparam seus traumas passados e estão livres para viver realmente a conquista da felicidade plena da alma. 2025 viver o que foi planejado e organizado em consciência. 2025 é continuar a travessia após as tempestades enfrentadas. 2025 consciência de quem se é! 2025 ascensão cósmica para os que lapidaram a alma.  Será um ano veloz. Atravessará os dias sem desperdício das horas e minutos. Alicerçará os construtores da verdade, da justiça e da paz cósmica. 2025 ano de magníficos encontros e reencontros. Portais dimensionais expandidos. O ano de 2025 da consciência cósmica, para os...

A DESORDEM QUE FICOU...

Desejos são os pilares do ego. Logo que se realizam, os pilares desmoronam. E assim, de tanto querer reconstruir os pilares para edificar e manter o ego, a alma carente da essência real, se retrai, se apequena, adoece, e o adoecimento vaza em forma de sintoma mental, emocional ou físico. A mudança numérica na mente humana é um disfarce, para que o velho de roupagem nova engane-se, e siga o curso da distração, das insatisfações, dos descontentamentos e prazeres. Mas, precisamos após um ano de pandemia, com maturidade, observar atentamente a desordem que ficou, e que precisa ser organizada para que consigamos realmente seguir em frente no propósito existencial. A desordem não percebida é um autoengano, porque ela vai mostrar as carências afetivas e espirituais. Estas carências precisam ser inicialmente reconhecidas, acolhidas e tratadas. O tratamento não é o medicamento convencional. De fora para dentro, mas o inverso. Preencher-se da energia divina que ainda dorme nas somb...

CARÊNCIA

Somos ainda obra inacabada divina. Neste processo de construção, enfrentamos muitos dissabores para o ego, a parte consciente e imatura do Ser. Nesta reflexão holística, carência não é apenas a falta, mas também a não realização de desejos, muitos deles inconscientes. Em um estado de carência, o Ser ainda fragmentado pela consciência adormecida e distraída, busca preencher estas faltas com migalhas emocionais que apenas mascaram as reais necessidades. Quando mergulhamos corajosamente no AUTOCONHECIMENTO bem direcionado e conduzido, vamos aceitando e compreendendo que estes espaços vazios devem continuar vazios. O despertar revela que muitas de nossas carências são necessárias para o processo de crescimento e amadurecimento psíquico. Como identificar nossas carências ? Pelas reações, principalmente de irritação, ansiedade, medo e a mais prejudicial: a baixa autoestima. Após a identificação, como agir ? Primeiro passo: parar e se perceber. Acalmar a agitação inte...