Pular para o conteúdo principal

CONHECE-TE A TI MESMO (PRIMEIRA PARTE)


Por mais que conheçamos todos os países do planeta, todas as obras de arte, tenhamos lido todos os livros em todas as línguas, se o Ser Integral não fizer a viagem ao autoencontro, de nada adianta o conhecimento externo.
Na intensa e trabalhosa jornada existencial, o primordial da existência humana é o processo de Autoconhecimento.
Os hindus, chineses, gregos, essênios e os profetas pregavam a necessidade do conhece-te a ti mesmo.
As religiões, as artes, a filosofia e até a ciência buscam respostas para as dores, os sofrimentos, os conflitos da alma.
A alma. Essência divina, essência de luz, essência da perfeição.
Esta alma que jornadeia pelo planeta em busca de conhecimento, de entendimento, de cura, enquanto não vivenciar a autobusca, não encontrará respostas satisfatórias.
Mas por onde começar? O que procurar?
Inicialmente apenas se perceber. Escutar o corpo somático, o seu movimento, as suas resistências e dores.
Prestar atenção sem interferir na respiração. Depois, nos pensamentos e por último, perceber os sentimentos e emoções que geram desconforto e inquietação.
Parece fácil, mas à medida que se pára, os barulhos internos gritam, as dores se acentuam, o medo e a culpa despertam.
O primeiro passo é entrar no lago interno de águas paradas, repleto de lama e mau odor. No ímpeto, no impulso instintivo, o desejo é sair correndo e fingir que nunca viu ou identificou o lago contaminado.
Mas se a vontade e determinação aflorarem, o contato profundo com as sombras do lago será inevitável.
Após o primeiro e mais profundo susto, um suspiro e desânimo tomará conta por um período, que se prolongará ou cessará no instante que se admite a autointervenção.
Quando o Ser Integral passa a intervir em seus conflitos, é o primeiro sinal para a cura.
A situação do lago contaminado além de incomodar, necessitará de uma solução a curto, médio e longo prazo.
A curto prazo, retirar da superfície o que mais incomoda e atrapalha.
Este período exigirá paciência, coragem e determinação. Não será fácil, mas também ao término da primeira etapa uma sensação de autocontrole surgirá.

A médio prazo, um processo mais trabalhoso e demorado. Drenar o que está sedimentado na superfície profunda. (A segunda parte na próxima postagem)

Lorete Abourihan
Terapeuta Holística

Postagens mais visitadas deste blog

2025 ANO DA CONSCIÊNCIA CÓSMICA

  Consciência cósmica! Ser em cada inspiração, pensamento, sentimento e ato, consciente. Presente atentamente à Vida. Cosmicamente somos imortais, caminhando o caminho divino, seguindo o rastro das estrelas. 2025 é o ano dos despertos, conscientes, prontos para a colheita real da semeadura árdua, trabalhada com a enxada e arado. 2025 é o ano para os corajosos que trataram seus medos reais e imaginários, limparam seus traumas passados e estão livres para viver realmente a conquista da felicidade plena da alma. 2025 viver o que foi planejado e organizado em consciência. 2025 é continuar a travessia após as tempestades enfrentadas. 2025 consciência de quem se é! 2025 ascensão cósmica para os que lapidaram a alma.  Será um ano veloz. Atravessará os dias sem desperdício das horas e minutos. Alicerçará os construtores da verdade, da justiça e da paz cósmica. 2025 ano de magníficos encontros e reencontros. Portais dimensionais expandidos. O ano de 2025 da consciência cósmica, para os...

A DESORDEM QUE FICOU...

Desejos são os pilares do ego. Logo que se realizam, os pilares desmoronam. E assim, de tanto querer reconstruir os pilares para edificar e manter o ego, a alma carente da essência real, se retrai, se apequena, adoece, e o adoecimento vaza em forma de sintoma mental, emocional ou físico. A mudança numérica na mente humana é um disfarce, para que o velho de roupagem nova engane-se, e siga o curso da distração, das insatisfações, dos descontentamentos e prazeres. Mas, precisamos após um ano de pandemia, com maturidade, observar atentamente a desordem que ficou, e que precisa ser organizada para que consigamos realmente seguir em frente no propósito existencial. A desordem não percebida é um autoengano, porque ela vai mostrar as carências afetivas e espirituais. Estas carências precisam ser inicialmente reconhecidas, acolhidas e tratadas. O tratamento não é o medicamento convencional. De fora para dentro, mas o inverso. Preencher-se da energia divina que ainda dorme nas somb...

CARÊNCIA

Somos ainda obra inacabada divina. Neste processo de construção, enfrentamos muitos dissabores para o ego, a parte consciente e imatura do Ser. Nesta reflexão holística, carência não é apenas a falta, mas também a não realização de desejos, muitos deles inconscientes. Em um estado de carência, o Ser ainda fragmentado pela consciência adormecida e distraída, busca preencher estas faltas com migalhas emocionais que apenas mascaram as reais necessidades. Quando mergulhamos corajosamente no AUTOCONHECIMENTO bem direcionado e conduzido, vamos aceitando e compreendendo que estes espaços vazios devem continuar vazios. O despertar revela que muitas de nossas carências são necessárias para o processo de crescimento e amadurecimento psíquico. Como identificar nossas carências ? Pelas reações, principalmente de irritação, ansiedade, medo e a mais prejudicial: a baixa autoestima. Após a identificação, como agir ? Primeiro passo: parar e se perceber. Acalmar a agitação inte...