Pular para o conteúdo principal

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DE UMA TRAIÇÃO?


O Ser Integral na sua vivência relacional inevitavelmente trai e é traído.
Seja no pensamento, nas emoções e em pequenos, mas significativos atos falhos.
O ato de trair vai além da mentira, do engano e da ilusão.
O traidor é alguém que por imaturidade, constrói uma relação paralela com alguém, que se permite vivenciar uma relação sustentada pelas sombras da desconfiança, das cobranças, da pressão psicológica e do abandono.
O traído permite-se ao engano, às ilusões e aos equívocos, porque se analisar com atenção, encontrará fortes indícios que sinalizavam a traição.
As consequências tanto para o traidor como para o traído são dolorosas, e deixam marcas profundas no psiquismo.
Muitos somatizam doenças dermatológicas, neurológicas ou gástricas.
Sintomas emocionais de depressão, ansiedade, medo, culpa e remorso.
Atos impulsivos de agressão física e moral, chegando ao homicídio e ao suicídio.
Na evolução das relações humanas a traição é uma característica forte e danosa.
Por que ocorre?
Na maioria das vezes, os seres imaturos, narcísicos (apaixonado por si próprio) e carentes são os mais suscetíveis à traição.
As justificativas utilizadas são sempre as mesmas.
Há complicações ético-morais na traição?
Sem dúvida sim.
O Ser Humano diferencia-se na natureza pela capacidade de reconhecer-se um ser pensante, ciente de si.
A partir do momento em que se estabelece uma relação (materno/paterno, amorosa, amigável, profissional ou comercial) há um COMPROMISSO ÉTICO.
A quebra deste compromisso denomina-se traição, causando dor, sofrimento, incômodos, doenças e complicações materiais e emocionais.
O ser traído acusa e culpa.
O traidor se defende, justifica e pode arrepender-se.
O arrependimento sozinho não basta. É necessário a reparação, a mudança de conduta.
Na atualidade, pela banalização da Vida, as relações tornam-se frágeis, rasas e descartáveis.
A busca incessante ao prazer (desejo do ego) virou hino.
E por quê? Pela fuga de si próprio. Pela falta de compromisso com a Vida, conflitando com a essência espiritual.
O prazer físico ou emocional não “cura” ou resolve as questões internas do Ser.
O perfil psicológico do traidor geralmente é:
Imaturo, infantil, hedonista, egoísta/egóico, leviano e irresponsável.
Uma vez ocorrida a traição, pode-se repeti-la?
Sim, se não houver a aceitação e a compreensão da necessidade de se buscar a causa e trabalhá-la no processo terapêutico.
Este processo precisa ocorrer sem valorizar apenas a culpa, o erro, mas possibilitar o crescimento espiritual, psíquico e emocional do Ser Integral, que ainda é falível e incompleto.
Faz parte deste trabalho, identificar, reconhecer, legitimar e superar as questões conflituosas internas.
Quando não utilizamos mais justificativas frágeis que se quebram com facilidade, é sinal de amadurecimento, entendimento e libertação do comportamento atávico.
Todos nós temos a capacidade e a necessidade de amar e ser amado com respeito.
A essência do Ser Integral é a luz.
Iluminar-se com a própria luz para vivenciar a VERDADE em todas as situações deve ser o nosso maior objetivo existencial.

Postagens mais visitadas deste blog

2025 ANO DA CONSCIÊNCIA CÓSMICA

  Consciência cósmica! Ser em cada inspiração, pensamento, sentimento e ato, consciente. Presente atentamente à Vida. Cosmicamente somos imortais, caminhando o caminho divino, seguindo o rastro das estrelas. 2025 é o ano dos despertos, conscientes, prontos para a colheita real da semeadura árdua, trabalhada com a enxada e arado. 2025 é o ano para os corajosos que trataram seus medos reais e imaginários, limparam seus traumas passados e estão livres para viver realmente a conquista da felicidade plena da alma. 2025 viver o que foi planejado e organizado em consciência. 2025 é continuar a travessia após as tempestades enfrentadas. 2025 consciência de quem se é! 2025 ascensão cósmica para os que lapidaram a alma.  Será um ano veloz. Atravessará os dias sem desperdício das horas e minutos. Alicerçará os construtores da verdade, da justiça e da paz cósmica. 2025 ano de magníficos encontros e reencontros. Portais dimensionais expandidos. O ano de 2025 da consciência cósmica, para os...

A DESORDEM QUE FICOU...

Desejos são os pilares do ego. Logo que se realizam, os pilares desmoronam. E assim, de tanto querer reconstruir os pilares para edificar e manter o ego, a alma carente da essência real, se retrai, se apequena, adoece, e o adoecimento vaza em forma de sintoma mental, emocional ou físico. A mudança numérica na mente humana é um disfarce, para que o velho de roupagem nova engane-se, e siga o curso da distração, das insatisfações, dos descontentamentos e prazeres. Mas, precisamos após um ano de pandemia, com maturidade, observar atentamente a desordem que ficou, e que precisa ser organizada para que consigamos realmente seguir em frente no propósito existencial. A desordem não percebida é um autoengano, porque ela vai mostrar as carências afetivas e espirituais. Estas carências precisam ser inicialmente reconhecidas, acolhidas e tratadas. O tratamento não é o medicamento convencional. De fora para dentro, mas o inverso. Preencher-se da energia divina que ainda dorme nas somb...

CARÊNCIA

Somos ainda obra inacabada divina. Neste processo de construção, enfrentamos muitos dissabores para o ego, a parte consciente e imatura do Ser. Nesta reflexão holística, carência não é apenas a falta, mas também a não realização de desejos, muitos deles inconscientes. Em um estado de carência, o Ser ainda fragmentado pela consciência adormecida e distraída, busca preencher estas faltas com migalhas emocionais que apenas mascaram as reais necessidades. Quando mergulhamos corajosamente no AUTOCONHECIMENTO bem direcionado e conduzido, vamos aceitando e compreendendo que estes espaços vazios devem continuar vazios. O despertar revela que muitas de nossas carências são necessárias para o processo de crescimento e amadurecimento psíquico. Como identificar nossas carências ? Pelas reações, principalmente de irritação, ansiedade, medo e a mais prejudicial: a baixa autoestima. Após a identificação, como agir ? Primeiro passo: parar e se perceber. Acalmar a agitação inte...