Pular para o conteúdo principal

O NOVO E O VELHO



O Ser Integral (mente/pensamentos – sentimentos/emoções-corpo somático) está ainda preso ao velho, ao cheio, ao círculo vicioso de ações adoecidas e não percebidas.
 O novo que se busca, na maioria das vezes é uma reprodução do velho.
Somos compassivos, permitindo que o novo não exija tanto de nós. Então, procura-se maquiar e enfeitar tanto o velho para que se pareça novo.
Por que há tanto temor e resistência?
O ego exigente e vigente! Ele quer sempre ser favorecido e reverenciado, por que então mudar algo que o alimenta?
Esta busca vai exigir um esvaziamento total do velho, e desnudar a alma gera fragilidade e vulnerabilidade. Exige exposição e o ego não gosta de se revelar.
A autopercepção quando bem exercitada mostra que os sentimentos estão presos num compartimento tão estreito, que não há mais espaço para o novo, e este estreitamento gera dor, desconforto e sufocação.
O velho não se renova, não se percebe, vive na desatenção, pois é muito mais cômodo viver nas sombras do conhecido do que buscar a luz da libertação.
Uma gestação tem início e fim, pois o espaço vai se estreitando e mostra que chegou a hora do nascimento.
E quais são as consequências da retenção do velho?
Como não há circulação, movimento e renovação do sentimento repetitivo,  esta energia “estoura” e se rompe em forma de doença somática.
Algumas reflexões importantes que devem ser feitas:
a)    Há o autoenfrentamento das dificuldades?
b)    Consigo identificar onde está o “nó” do círculo vicioso?
c)    Os sintomas de: frustração, ansiedade, angústia, medo, irritabilidade e conflitos existenciais aparecem com frequência?
d)    Como me relaciono com a Vida? O que verdadeiramente busco e não consigo encontrar?
e)    Por que hesito e vacilo na construção do novo?
Qual é então o caminho para o novo?
O caminho do AUTOCONHECIMENTO, que leva ao AUTODESCOBRIMENTO, que gerará a necessidade da AUTOTRANSFORMAÇÃO para um dia se conquistar a AUTOILUMINAÇÃO que é a sabedoria e a paz consciente definitiva.
Não existem atalhos. A caminhada é longa e exigirá capacitação e resistência emocional.
A Terapia Holística desperta a consciência para identificação do velho estagnado e amassado por falta de espaço.
Mostra a opacidade da alma escurecida, pois não se permitiu que a luz do novo chegasse e rompesse com sua força o velho.
Acreditar que um dia a Vida melhorará sem esforço, é o mesmo que acreditar que o sol iluminará a escuridão da noite.
Permita-se a este enfrentamento.
Permita-se a travessia do ego-vigente e exigente até a humildade pacificada e amorosa.
A alma tem necessidade constante de luz, de harmonia e equilíbrio.
Somos almas envelhecidas a procura da leveza juvenil.
Pense Nisso!
Votos de luz e paz consciente!
Lorete


Postagens mais visitadas deste blog

2025 ANO DA CONSCIÊNCIA CÓSMICA

  Consciência cósmica! Ser em cada inspiração, pensamento, sentimento e ato, consciente. Presente atentamente à Vida. Cosmicamente somos imortais, caminhando o caminho divino, seguindo o rastro das estrelas. 2025 é o ano dos despertos, conscientes, prontos para a colheita real da semeadura árdua, trabalhada com a enxada e arado. 2025 é o ano para os corajosos que trataram seus medos reais e imaginários, limparam seus traumas passados e estão livres para viver realmente a conquista da felicidade plena da alma. 2025 viver o que foi planejado e organizado em consciência. 2025 é continuar a travessia após as tempestades enfrentadas. 2025 consciência de quem se é! 2025 ascensão cósmica para os que lapidaram a alma.  Será um ano veloz. Atravessará os dias sem desperdício das horas e minutos. Alicerçará os construtores da verdade, da justiça e da paz cósmica. 2025 ano de magníficos encontros e reencontros. Portais dimensionais expandidos. O ano de 2025 da consciência cósmica, para os...

A DESORDEM QUE FICOU...

Desejos são os pilares do ego. Logo que se realizam, os pilares desmoronam. E assim, de tanto querer reconstruir os pilares para edificar e manter o ego, a alma carente da essência real, se retrai, se apequena, adoece, e o adoecimento vaza em forma de sintoma mental, emocional ou físico. A mudança numérica na mente humana é um disfarce, para que o velho de roupagem nova engane-se, e siga o curso da distração, das insatisfações, dos descontentamentos e prazeres. Mas, precisamos após um ano de pandemia, com maturidade, observar atentamente a desordem que ficou, e que precisa ser organizada para que consigamos realmente seguir em frente no propósito existencial. A desordem não percebida é um autoengano, porque ela vai mostrar as carências afetivas e espirituais. Estas carências precisam ser inicialmente reconhecidas, acolhidas e tratadas. O tratamento não é o medicamento convencional. De fora para dentro, mas o inverso. Preencher-se da energia divina que ainda dorme nas somb...

CARÊNCIA

Somos ainda obra inacabada divina. Neste processo de construção, enfrentamos muitos dissabores para o ego, a parte consciente e imatura do Ser. Nesta reflexão holística, carência não é apenas a falta, mas também a não realização de desejos, muitos deles inconscientes. Em um estado de carência, o Ser ainda fragmentado pela consciência adormecida e distraída, busca preencher estas faltas com migalhas emocionais que apenas mascaram as reais necessidades. Quando mergulhamos corajosamente no AUTOCONHECIMENTO bem direcionado e conduzido, vamos aceitando e compreendendo que estes espaços vazios devem continuar vazios. O despertar revela que muitas de nossas carências são necessárias para o processo de crescimento e amadurecimento psíquico. Como identificar nossas carências ? Pelas reações, principalmente de irritação, ansiedade, medo e a mais prejudicial: a baixa autoestima. Após a identificação, como agir ? Primeiro passo: parar e se perceber. Acalmar a agitação inte...