Pular para o conteúdo principal

AUTOCONHECIMENTO - O CAMINHO PARA A FELICIDADE


Enquanto adormece a consciência, o Ser busca as suas realizações nos instintos e sensações.
O alimento, o sono, o sexo, a sedução, aquisição de bens materiais são os atalhos que levam ao prazer e se acredita ser a felicidade.
Quando esta pseduofelicidade por qualquer circunstância parte, o sofrimento, o desespero e a revolta instalam-se no psiquismo.
O único caminho que nos leva ao real significado da felicidade é o caminho do autoconhecimento.
Enquanto o despertar lúcido e definitivo não chega à consciência, a distração e a ilusão serão as companheiras levianas do prazer.
O autoconhecimento é uma longa viagem para dentro de Si.
Em algum momento de nossa jornada existencial precisaremos nos preparar para esta viagem.
Alguns requisitos são necessários, pois exigirá algo antes não realizado.
VONTADE. Não adianta estímulos externos, se não houver a vontade interna de iniciar a caminhada.
CORAGEM: A coragem não é ausência do medo, mas a sua superação. Enxergar o que nos prejudica e adoece emocionalmente gera desconforto e um comportamento inicial imaturo de irritação e desistência.
DETERMINAÇÃO: Mesmo se percebendo sabotador, incoerente, imaturo, sonhador, irresponsável ou inconsequente, irá prosseguir neste belíssimo propósito.
ENTENDIMENTO: O entendimento cessa o sofrimento, pois aprende-se que antes do despertar eram as sombras da ignorância e do instinto que predominavam.
AUTOPERDÃO: Esta etapa é a mais trabalhosa, mas a mais bela. Perdoar-se pelos equívocos, pelas provocações, pelos obstáculos colocados no caminho de outros companheiros, e assim, iniciar o controle de sua Vida.
Durante a viagem inteiror a sensação real de liberdade vai impregnando o psiquismo, pois as correntes que escravizavam o desejo vão se rompendo.
Os relacionamentos complicados vão se desenrolando para assumir uma posição coerente ao que é saudável.
Aprende-se a se despedir do que não se faz mais necessário, como a chantagem emocional que é um mecanismo de defesa do Ser Adormecido e Imaturo.
O respeito por si vai predominando, não se agredindo mais para satisfazer o externo, o mutável e o efêmero.
O autoconhecimento desperta para a nítida e clara realidade de que a felicidade é um estado de alma e não uma simples conquista do Ego.
Nos dias atuais de tanta desesperança, desamor, egoísmo e conflitos internos, a busca determinada e iluminada sobre Si próprio é o consolo e acalanto para o Ser Imortal que somos.
O caos aparente que o Planeta atravessa pela condução indevida de seus moradores, é o sinal vermelho que precisamos enxergar com os olhos de ver e iniciar o caminho de volta, o caminho real de onde jamais deveríamos ter partido, o caminho inexorável, imbatível e verdadeiro do AMOR.
Autoconhecimento para a Autotransformação, e assim, se tornar um Ser Consciente Iluminado, espalhando amor, semeando esperança, abrindo portas, construindo pontes de união, matando a fome e a sede da indiferença e do orgulho.
Ser Consciente é descobrir-se imortal, livre, manso, humilde, pacífico, protegido pelas leis imutáveis que regem o Universo e criatura amada incondicionalmente pelo Criador.

Lorete Abourihan

Terapeuta Holística

Postagens mais visitadas deste blog

2025 ANO DA CONSCIÊNCIA CÓSMICA

  Consciência cósmica! Ser em cada inspiração, pensamento, sentimento e ato, consciente. Presente atentamente à Vida. Cosmicamente somos imortais, caminhando o caminho divino, seguindo o rastro das estrelas. 2025 é o ano dos despertos, conscientes, prontos para a colheita real da semeadura árdua, trabalhada com a enxada e arado. 2025 é o ano para os corajosos que trataram seus medos reais e imaginários, limparam seus traumas passados e estão livres para viver realmente a conquista da felicidade plena da alma. 2025 viver o que foi planejado e organizado em consciência. 2025 é continuar a travessia após as tempestades enfrentadas. 2025 consciência de quem se é! 2025 ascensão cósmica para os que lapidaram a alma.  Será um ano veloz. Atravessará os dias sem desperdício das horas e minutos. Alicerçará os construtores da verdade, da justiça e da paz cósmica. 2025 ano de magníficos encontros e reencontros. Portais dimensionais expandidos. O ano de 2025 da consciência cósmica, para os...

QUANDO FOI QUE ME PERDI DE MIM?

Atravessar a Vida desde o nascimento até a maturidade requer competência, lucidez, bom senso, disposição e entusiasmo. Mas, infelizmente, a grande maioria da humanidade atravessa de maneira desastrosa, doentia, desesperada, sem conseguir descobrir o grande propósito. Os sintomas que infestam as mentes e emoções são desenvolvidos pela fuga do propósito. Os traumas, carências, abusos e negligências na infância, criam escudos e barreiras de proteção para anestesiar a dor. A obesidade amortiza a solidão, a sensação de fracasso e incompetência. A autossabotagem falsamente ameniza a culpa de não se achar merecedor da felicidade. A tristeza e a melancolia constantes, encapam a mente com as sombras infelizes do difícil peso de viver. A escolha inconsciente da ansiedade é para que a Vida corra desesperadamente para chegar ao seu final e descobrir que não houve entendimento de seu significado. O ser humano se perdeu na escuridão de si próprio. Não permitiu que a luz da vida c...

EXPANSÃO E RETRAÇÃO DA CONSCIÊNCIA

O Ser Imortal tem sua origem da argila divina, na delicadeza do modelar. Deus adornou a criação inteligente com suas imutáveis leis. No decorrer existencial, experiências foram vivenciadas, na sua maioria, ainda no instinto e nas sensações. A cada retorno, a essência divina ensaia o despertar. Fagulhas conscientes vão permeando o psiquismo. Em dias atuais, no portal da transição planetária, uma massa disforme e sombria de seres adormecidos em emoções primárias, se arrastam acorrentados em si mesmos. Com isso, muitos tropeçam e caem nesta invisível armadilha, que se impregna no ego da ilusão. Doenças e mais doenças infestam os hospitais. Diagnósticos pessimistas, drogas paralisantes, semblantes estarrecedores. O Ser Imortal na insanidade egóica, busca a autodestruição. Alimentos sem sabor ou teor nutritivo. Álcool dissolvido em bocas que blasfemam. Drogas anestesiando enganosamente as dores da alma. Relações vazias de amor e transbordando de sensualidade. Líderes equiv...