AUTOCONHECIMENTO - O CAMINHO PARA A FELICIDADE


Enquanto adormece a consciência, o Ser busca as suas realizações nos instintos e sensações.
O alimento, o sono, o sexo, a sedução, aquisição de bens materiais são os atalhos que levam ao prazer e se acredita ser a felicidade.
Quando esta pseduofelicidade por qualquer circunstância parte, o sofrimento, o desespero e a revolta instalam-se no psiquismo.
O único caminho que nos leva ao real significado da felicidade é o caminho do autoconhecimento.
Enquanto o despertar lúcido e definitivo não chega à consciência, a distração e a ilusão serão as companheiras levianas do prazer.
O autoconhecimento é uma longa viagem para dentro de Si.
Em algum momento de nossa jornada existencial precisaremos nos preparar para esta viagem.
Alguns requisitos são necessários, pois exigirá algo antes não realizado.
VONTADE. Não adianta estímulos externos, se não houver a vontade interna de iniciar a caminhada.
CORAGEM: A coragem não é ausência do medo, mas a sua superação. Enxergar o que nos prejudica e adoece emocionalmente gera desconforto e um comportamento inicial imaturo de irritação e desistência.
DETERMINAÇÃO: Mesmo se percebendo sabotador, incoerente, imaturo, sonhador, irresponsável ou inconsequente, irá prosseguir neste belíssimo propósito.
ENTENDIMENTO: O entendimento cessa o sofrimento, pois aprende-se que antes do despertar eram as sombras da ignorância e do instinto que predominavam.
AUTOPERDÃO: Esta etapa é a mais trabalhosa, mas a mais bela. Perdoar-se pelos equívocos, pelas provocações, pelos obstáculos colocados no caminho de outros companheiros, e assim, iniciar o controle de sua Vida.
Durante a viagem inteiror a sensação real de liberdade vai impregnando o psiquismo, pois as correntes que escravizavam o desejo vão se rompendo.
Os relacionamentos complicados vão se desenrolando para assumir uma posição coerente ao que é saudável.
Aprende-se a se despedir do que não se faz mais necessário, como a chantagem emocional que é um mecanismo de defesa do Ser Adormecido e Imaturo.
O respeito por si vai predominando, não se agredindo mais para satisfazer o externo, o mutável e o efêmero.
O autoconhecimento desperta para a nítida e clara realidade de que a felicidade é um estado de alma e não uma simples conquista do Ego.
Nos dias atuais de tanta desesperança, desamor, egoísmo e conflitos internos, a busca determinada e iluminada sobre Si próprio é o consolo e acalanto para o Ser Imortal que somos.
O caos aparente que o Planeta atravessa pela condução indevida de seus moradores, é o sinal vermelho que precisamos enxergar com os olhos de ver e iniciar o caminho de volta, o caminho real de onde jamais deveríamos ter partido, o caminho inexorável, imbatível e verdadeiro do AMOR.
Autoconhecimento para a Autotransformação, e assim, se tornar um Ser Consciente Iluminado, espalhando amor, semeando esperança, abrindo portas, construindo pontes de união, matando a fome e a sede da indiferença e do orgulho.
Ser Consciente é descobrir-se imortal, livre, manso, humilde, pacífico, protegido pelas leis imutáveis que regem o Universo e criatura amada incondicionalmente pelo Criador.

Lorete Abourihan

Terapeuta Holística

Postagens mais visitadas deste blog

O YIN E O YANG

A FIDELIDADE PSÍQUICA

NADA É PERMANENTE, EXCETO A MUDANÇA